Avançar para o conteúdo principal

Opinião | Livro de Contos e Pensamentos de Ricardo Tomaz Alves

"És demasiado nova para pensar. Aproveita enquanto não tens de o fazer, porque quando começares seriamente, terás tanto prazer como desgosto."


    Book not available in english     



Considero-me uma pessoa honesta e tenho a confessar que não costumo experimentar novos autores portugueses. Sou uma leitora que lê muito consoante o meu humor no momento, se a sinopse puxa ou até se tiver uma excelente opinião geral. Podem julgar à vontade, eu costumo ver as avaliações quando estou em dúvida.
Isto para dizer que, quando vi a sinopse e as opiniões de Desempregado de Ricardo Tomaz Alves, coloquei logo na lista para ser lido. Até lá, li, do mesmo autor, Livro de Contos e Pensamentos.

Este livro é, não por definição literal porque a mesma está no título, um despejo de tudo que estava acumulado na cabeça do autor. Sensações e opiniões que precisam de ser vistas e descritas, para que paremos e desfrutemos. 

O que mais me marcou foi a descrição da arte. Arte é vida, arte é amor e aconchego. O autor transmite maravilhosamente as sensações que arte, em todas as suas vertentes, nos trazem. Senti-me como se estivesse num mundo de contos de fábulas, mas que há o elo de ligação à realidade. Exponho isto da seguinte forma: o que sentem a ouvir a vossa melodia favorita? 
Um quadro com detalhes exímios? 
Um livro que vos deixe arrebatados? 

Essa é maravilha da nossa realidade: temos o encantamento ao nosso alcance, mesmo dentro da nossa rotina, que pode trazer a felicidade aconchegante, o escape, que precisamos. Basta acordar e olhar.

Adorei o facto de combinar duas artes, escrita e desenho. As ilustrações, não só dão um extra apoio ao que está a ser narrado, como são extraordinárias, e envolvem elementos do conto/pensamento, que só lendo se irá perceber. Têm um tom sombrio que combina perfeitamente com o que está escrito. 

No entanto, ainda sinto que há mais por trás por dizer. Valorizo muito o facto de um autor poder exprimir as emoções tão pessoais e sinto que há mais para ser dito e desenvolvido. Uma espécie de: que mais vai naquela cabeça? De um modo geral, os pensamentos são tão fascinantes de serem lidos porque trazem uma familiaridade, um à vontade, fáceis de serem interpretados porque é algo que reside no nosso dia-a-dia.



Os contos são cativantes (claro que alguns mais que outros o que é normal) que até tenho pena de não serem livros. Apesar de a criatividade de enredos ser muito boa, há a falta de ligação para com os personagens, que se torna complicado fazer em contos entendo, mas se houvesse mais expressões faciais, ou movimentos, ou expressão emotiva entre personagens, ficaria completamente rendida. Há algumas mensagens dos contos que não concordo completamente, mas que compensam pela beleza da criatividade. 
Os contos que mais me admiraram, foram aqueles com a carga mais melancólica.

O autor tem uma enorme criatividade, e muito naquela cabeça que precisa de sair cá para fora. O que falta é algum calo, alguma técnica e revisão das expressões utilizadas, para outras que melhor encaixem com o sentimento do leitor e com o enredo.

Agora é aqui que entra a parte que vai além dos livros – circunstâncias. Ricardo Tomaz Alves escreveu este livro há 5 anos, publicado em 2015 e tendo outras duas obras mais antigas. Ninguém nasce apto e pronto para escrever um livro com técnica e perícia. 
É arte que exige um trabalho constante de melhoramento da carreira. Não me resta dúvidas que este autor melhorou desde então, sendo assim, pretendo ler não só as obras anteriores como as atuais, pois é um autor que vale a pena seguir de forma a acompanhar a sua evolução.






Livro de Contos e PensamentosLivro de Contos e Pensamentos de Ricardo Tomaz Alves

Classificação: 3 de 5 estrelas


Comentários