Avançar para o conteúdo principal

Opinião | O Coleccionador de John Fowles

“Pertencer é duas coisas. Uma que dá e outra que aceita o que é dado. Você não me pertence porque eu não posso aceitá-lo. Não lhe posso dar nada em troca.”


    Review in english     



Hoje trago-vos uma pequena review de um livro que já li há algum tempo mas que não evito de comparar os thrillers mais recentes com ele.

O livro conta a história de Frederick que, obcecado por Miranda, uma estudante de arte, decide raptá-la.




Este livro está escrito na primeira pessoa pelo que, na primeira parte, vemos tudo sob a perspetivaa de Frederick. E não pude deixar de comparar com o estilo mostrado em Lolita, onde o narrador não é confiável pelas desculpas que dá para tais atos. Fowles põe à prova o nosso pensamento crítico ao ter de nos forçar a aceitar ou não Frederick e os seus atos. 

Fred só quer amor? 
Aí entramos no teor irónico sobre o facto de não pode ser interpretado como história de amor.

Depois vem a segunda parte, que vemos a história pela perspetiva de Miranda a partir do diário que ela escreve todos os dias. E aí, as coisas mudam.

Não é possível sentir pena de Frederick, não é desculpável, nem justificável e isto só vendo pelo sofrimento que Miranda teve que passar.

Acompanhamos diversas comparações sociais e inclusive todos os aspetos que um sequestrado passa, tudo eximiamente expressado.

Ao terminar este livro, pensei que tivesse ficado desiludida, mas ao passar do tempo percebo que a escrita de Fowles foi de mestre. E, mesmo ao fim de ano e meio de ter lido este livro, ainda penso muito nele.
Porque não foi preciso plot twists para classificar esta obra como fantástica.

O Jardim das Borboletas pareceu-me que teve por base este livro, de tão parecidos que são. Este posso dizer que é menos... gráfico. E ambos os perpetradores com objetivos diferentes. 
Algo como um banalismo da obra literária de Fowles, onde a americanização está em alta.





O ColeccionadorO Coleccionador de John Fowles

Classificação: 5 de 5 estrelas


Comentários