Karin Slaughter foi uma autora que me prendeu no primeiro livro. Enquanto estava na biblioteca, vi Genesis e Flores Cortadas e mal pude esperar para ler, depois de ter visto a sinopse.
Algo que me fui apercebendo é que não é assim tão conhecida em Portugal.
E mesmo os que lêem a autora, não leram algo que, na minha opinião, é vital. Isto porque Slaughter é conhecida pela série Will Trent. Na série Will Trent, há uma personagem principal, que era principal numa outra série. Ou seja, houve uma intercalação de séries.
Confuso?
Passo a explicar:
Em 2001, Slaughter lança o primeiro livro da série Grant County. Toda a série tem lugar numa pequena cidade chamada Heartsdale em Grant County, onde Jeffrey Tolliver é xerife da cidade e Sara Linton que é a médica-legista. Para além de outras personagens recorrentes, é importante mencionar o nome de Lena Adams, detetive na mesma cidade, pelo peso que a personagem tem desde o início. O livro em questão é Blindsighted, onde Slaughter já mostra o seu à vontade com descrições realistas dos crimes e pela excelente construção de personagens, que não se privam de defeitos e erros. Retrata muito bem o realismo das relações e tem uma criatividade excelente.
A série Grant County é composta por 6 livros (não foram editados em Portugal):
1 - Blindsighted (2001)
2 - Kisscut (2002)
3 - Faint Cold Fear (2003)
4 - Indelible (2004)
5 - Faithless (2005)
6 - Beyond Reach / Skin Privilege (este segundo título é o internacional)
O Beyond Reach / Skin Privilege foi editado em 2007 e acaba de uma forma completamente inesperada - um cliffhanger.
Em 2006, um ano antes do último livro - Skin Privilege - ter sido lançado, Slaughter dá início à série Will Trent. Will Trent é um agente do GBI (sim, GBI - Georgia Bureau of Investigation. Também fiquei a aprender que cada estado tem o seu próprio FBI) que age conforme as regras, educado, inteligente. Conhecemos também a chefe de Will, Amanda, e a mulher de Will, Angie. Esta série tem uma ação mais rápida, crimes mais complexos e a escala é muito maior porque tem lugar na cidade de Atlanta.
O segundo livro da série Will Trent é Fraturado, lançado em 2008, um ano após o Skin Privilege. E, no ano a seguir, é lançado o Génesis onde há a intercalação das duas séries.
Resumindo:
2006 - Tríptico (início da série Will Trent)
2007 - Skin Privilege (fim da série Grant County)
2008 - Fraturado ( segundo da série Will Trent)
2009 - Génesis (terceiro da série Will Trent) onde se intercalam as séries pela primeira vez
2010 - Broken (quarto da série Will Trent)
Em 2010, é lançado o Broken. Em Broken voltamos a Grant County com Trent e aí é-nos mostrado aquilo que estamos à espera desde 2007 - toda a vida das personagens que foi deixada em suspenso. Broken é importantíssimo para quem leu a série anterior porque nos dá um ponto de vista de como a vida de Grant County e os seus residentes mudou. Basicamente, temos a continuação do cliffhanger e com um crime simples no meio, para que o foco seja projectado para os personagens. Que eventualmente irão aparecer novamente no decorrer da série.
Série Will Trent:
1 - Tríptico
2 - Fraturado
3 - Génesis
4 - Broken
5 - Fallen
6 - Criminal
7 - Unseen
8 - A Mulher Oculta
Estas séries são excelentes pelos pormenores, descrições, construção de personagens, explicações técnicas dadas por profissionais e de crimes complexos (aumentando à medida que passa). Slaughter informou, em entrevista, a necessidade de sair de um meio pequeno, como é Heartsdale, para um maior, onde a criminalidade é maior, afinal de contas, quantos crimes horrendos podem acontecer numa pequena cidade provinciana?
Se foram sensíveis a descrições de cadáveres e tortura, aconselho a lerem estas séries com precaução. Ou então, começar por um stand-alone da autora, como por exemplo Flores Cortadas, onde dá para ter uma noção da escrita de Karin Slaughter.
Os livros mais conhecidos (fora das séries) são: A Boa Filha, Sabes Quem É? e Flores Cortadas.
Entre os menos conhecidos temos Cop Town, Blond Hair Blue Eyes (prequela de Flores Cortadas), Martin Misunderstood e Last Breath (prequela de A Boa Filha).
No Verão de 2020 irá sair o décimo livro da série Will Trent - The Silent Wife - onde iremos encontrar Will Trent, Sara Linton e Jeffrey Tolliver.
Aconselho vivamente a quem gosta de thrillers criminais / policiais!
Comentários
Enviar um comentário