Avançar para o conteúdo principal

Opinião | Neverwhere de Neil Gaiman

“...caíram nas falhas durante o milénio e entraram no mundo dos perdidos e esquecidos.”


     Review in english     



Bem, que viagem. Adorei Neil Gaiman. Estive várias vezes com a caneta no ar a tentar perceber como deverei descrever a escrita de Gaiman.

I'll give my best shot...




Gaiman escreveu este livro em depois de ter sido lançada a série Neverwhere, em 1996.
Começo por dizer que todo o livro tem um tom sombrio mas aconchegante. Gaiman é contraditório nessa forma - faz-nos sentir aconchegados num mundo frio.

Richard Meyhew tem uma vida normal - noivo e com um bom emprego. Uma noite, aparece-lhe uma rapariga - Door - ferida no pavimento. Presta-lhe auxílio e, depois de ela se ter ido embora, Richard vê-se no London Below por consequência desse auxílio.

Descobre-se o mundo de London Below - uma parte de Londres subterrânea para onde caem os perdidos e esquecidos - à medida que Richard. Tudo é novo e nada é explicado na cara. Pouco a pouco, mediante as situações em que Richard se encontra, vamos entendendo London Below, que tem como base o metro de Londres.

Gaiman é um autor muito visual e conseguimos imaginar facilmente o que ele nos apresenta sem nos maçar. Vemos uma London Below desprovida de tecnologia atual mas  com aparelhos com base nos objectos do dia-a-dia, uma London Below crua, onde foi necessário ser-se rijo e frio para poder ultrapassar as dificuldades que essa comunidade apresenta.

Algumas das minhas personagens preferidas de sempre são desde livro - Mr. Croup e Mr. Vandemar e Marquis de Carabas. O sentido de humor negro a roçar no creepy é genial. 
Não consigo fazer uma opinião objectiva porque Gaiman é mesmo muito difícil de explicar. 

Entramos num mundo que não é suposto ser agradável mas sentimos em casa. Conhecemos personagens que é suposto desprezarmos e acabamos a adorar.
Acompanhamos a mudança de Richard de uma pessoa céptica e assustada para uma pessoa assertiva e racional.
Este livro é simplesmente maravilhoso.






NeverwhereNeverwhere de Neil Gaiman

Classificação: 5 de 5 estrelas

Comentários