"Tudo é um jogo, Em. Quer o saibas, quer não. O que significa que, por vezes, uma mentira é mais do que apenas uma mentira. Por vezes, é a única maneira de vencer."
Riley Sager é, na realidade Todd Ritter, ex-jornalista e atualmente escritor de várias obras de thriller e mistério. Escreve sob o seu nome real e criou os pseudónimos Riley Sager e Alan Finn. Sendo que o pseudónimo Riley Sager foi o que obteve mais sucesso, ao publicar o primeiro trabalho Vidas Finais e em segundo Duas Verdades e Uma Mentira, este último publicado em 2018.
Emma Davis é uma pintora de 28 anos que teve um passado traumático: quando tinha 13 anos, as suas companheiras de cabana, no Campo de Férias dos Rouxinóis, desapareceram com um único rasto: uma camisola. Quinze anos depois, Franny, dona do campo e mãe do principal suspeito, pede a Emma que volte para o campo como monitora.
Por ter como base um evento de há quinze anos, verificamos duas linhas temporais: o atual e o passado. A escrita é na primeira pessoa, por Emma, e logo de início o escritor faz questão de nos deixar a questionar a veracidade da narração da personagem principal.
Não pude deixar de reparar que a primeira e a segunda metade do livro têm ritmos muito diferentes. Enquanto na primeira o autor cede à ambientação em excesso sem, ou pouco, desenvolvimento do enredo.
Na segunda, o ritmo dispara e torna-se bastante dinâmico com plot twists que não contava.
Apesar de a primeira metade deixar muito a desejar pela tentativa de suspense, o autor compensa com um final, que não só respondeu a todas as questões, como é surpreendente.
Em todo o livro, não senti ligação com a personagem principal, que está pouco estruturada e o autor poderia aproveitar a doença mental para que houvesse mais sentimento, pois esta estava desprovida de tal. Ao contrário da Emma, achei que as restantes personagens, apesar de se inserirem no estereótipo que faz parte da fórmula de um thriller, estavam bem construídas ao ponto de me identificar mais com elas.
O enredo está muito bom assim como o final. A questão é substituiria o excesso de detalhes pela melhor estruturação da Emma.
Este é um livro perfeito para quem se está a iniciar no género Thriller e Mistério.
Comentários
Enviar um comentário