Avançar para o conteúdo principal

Opinião | Anne dos Cabelos Ruivos de Lucy M. Montgomery

"Não é esplêndido pensar em tudo o que há para descobrir? Faz-me sentir feliz por viver. Este mundo é tão interessante! Não teria metade do interesse que tem se soubéssemos tudo acerca de tudo, não acha? Não haveria oportunidade para divagar, pois não?"


     Review in english     




O livro foi publicado em 1908, anos depois de autora ter enviado o manuscrito a várias editoras e as mesmas terem rejeitado. 

Este é um livro infanto-juvenil que retrata a adaptação e evolução da órfã Anne Shirley, que foi enviada, por engano para os irmãos Cuthbert, em Green Gables. Os irmãos Matthew e Marilla Cuthbert necessitavam de ajuda na quinta e decidiram adotar um rapaz, tendo sido Anne enviada em vez do dito rapaz. O casal, apesar de resistirem ao início, acabaram por ficam com Anne.

O livro tem uma linha temporal de 1876 a 1981 - desde os 11 anos de Anne até aos seus 16/17.





Por ser infanto-juvenil, é vital vermos Anne e a sua história aos olhos de uma criança pré-adolescente e, por essa razão, Anne é uma das miúdas mais queridas que conheci na literatura.
Capacidade de imaginar tudo deste mundo e de outros, afabilidade e capacidade de dar todo o seu amor aos que mereçam. Anne é vaidosa e dramática mas não há forma de não gostar até dos seus defeitos.
Anne é uma verdadeira amante da natureza e toda a narração faz com que a Ilha do Príncipe Real seja um verdadeiro paraíso primeveril na Terra.
Há imensa transparência nas regras feministas da sociedade que havia na altura e nunca devemos esquecer que, apesar de estarmos uma época diferente, que o facto de uma mulher ambicionar algo mais, já é revolucionário para a época.
Não é uma história de plot twists nem qualquer tipo de coisas extraordinárias. Retrata simplesmente a vida da Anne e do seu crescimento pessoal.

É um livro maravilhoso e fácil de se ler, é um clássico da literatura infantil que apaixonou o mundo inteiro e a mim também. 






Anne dos Cabelos RuivosAnne dos Cabelos Ruivos de L.M. Montgomery

Classificação: 5 de 5 estrelas

Comentários